30 de ago. de 2013
NASCIMENTO DA LARISSA NA CLINICA DA FAMÍLIA RODRIGO ROIG.
No começo do ano de 2013 exatamente no mês de fevereiro, tivemos a felicidade e a responsabilidade de fazermos o parto da pequenina Larissa,que nasceu sadia. veja um pouco desse momento que vai ficar gravado em nossos corações para toda vida.
EIS QUE CHEGA O MOMENTO MAIS ESPERADO, NASCE A PEQUENA LARISSA.
O PRIMEIRO CHORO!!!
A EMOÇÃO DE TODA EQUIPE AO VÊ QUE TUDO OCORREU BEM.
COLOCAÇÃO DO CLAMP UMBILICAL.
A EMOÇÃO DA MÃE AO RECEBER EM SEUS BRAÇOS O SEU MAIOR TESOURO.
PULSEIRA DE IDENTIFICAÇÃO DO RECÉM NASCIDO.
Já com a chegada da equipe Cegonha carioca.
APGAR 10.
YEDA CRISTINA (MÉDICA)
DANIELE MARTINS (ENFERMEIRA)
SUELEN ROSSI (ENFERMEIRA)
FERNANDA MAGNO (ENFERMEIRA)
VANESSA ALVES (AUXILIAR DE FARMÁCIA)
DANIELA MORAES (AGENTE COMUNITÁRIA DE SAÚDE)
NOSSO COMPROMISSO COM A VIDA NOS PERMITE A CADA DIA ALÇAR VOOS MAIORES,NADA É POR ACASO E A PEQUENA LARISSA FOI PROVA REAL DISSO.FOMOS PARABENIZADOS PELA ATUAÇÃO DE TODOS OS PROFISSIONAIS PELA EQUIPE CEGONHA CARIOCA, E UM MARCO FICARÁ PARA SEMPRE DENTRO DE NÓS, DO AMOR QUE DEVEMOS TER COM TODOS OS SERES HUMANOS, TANTO COM AQUELES QUE ACABAM DE NASCER E COM AQUELES QUE JÁ ENFERMOS PRECISAM DA NOSSA BOA VONTADE E DO AMOR QUE HABITA EM NOSSOS CORAÇÕES.
29 de ago. de 2013
SAÚDE EM MOVIMENTO
O conceito ampliado de saúde e a Política de Promoção da Saúde, estruturada em um processo de fortalecimento e qualificação da Estratégica de Saúde da Família, têm como ênfase a promoção, informação e educação em saúde. A política citada é baseada em cinco pilares: promoção de atividade física, promoção de hábitos saudáveis de vida e alimentação, controle do tabagismo, controle do uso abusivo de bebidas alcoólicas e cuidados especiais voltados ao processo de envelhecimento.
Os encontros acontecem semanalmente (todas as quintas-feiras), com duração média de duas horas, coordenado por uma equipe multiprofissional. O grupo é composto por homens e mulheres com idade média de 55/60 anos, somando, aproximadamente, vinte e cinco pessoas por encontro.
Uma Visita domiciliar que fez a diferença!
Eu, Luciana, agente comunitária de saúde da Clínica da Família Rodrigo Roig, realizei em outubro de 2010, um visita domiciliar (VD) que fez a diferença em minha vida. A seguir conto um pouco sobre essa estória.
Foi durante a VD de dona Esperança, ex- moradora da subida da Central no Morro do Alemão, atualmente moradora em minha área desde a sua retirada pelas obras do PAC que tudo começou...
No primeiro dia quando cheguei para cadastrar a usuária, perguntei a ela quantas pessoas moravam na casa e ela me respondeu: “Eu e meu filho especial”! Pedi os documentos e ela me trouxe seu RG e disse que seu filho Paulo só tinha certidão de nascimento. Decidi colher um pouco mais de informações sobre esse filho, e perguntei qual era o problema dele e se ele fazia algum tipo de tratamento.
A senhora Esperança, muito emocionada, me contou que o filho não saía de casa desde os 13 anos de idade, sendo que ele tinha 44. Disse-me que aos 13 anos, Paulo que estava brincando de bola de gude, foi repreendido por um grupo de policiais, que o levaram para um “canto”. Quando sua mãe o encontrou, muito assustado e com o coração muito acelerado, ela considerou que foi um momento que o deixou muito traumatizado. Desde aquele dia, Paulo nunca mais quis sair de casa, trancado em seu quarto, não recebia visitas nem de seus familiares.
Ela me pediu ajuda, pois todo esse tempo não encontrou apoio em ninguém. Perguntei se Paulo também tinha o desejo de ser ajudado e ela me respondeu que ele queria muito perder o medo, queria ser livre, mas não conseguia.
Foi um relato que mexeu muito comigo e que me deixou por dias refletindo. Eu nunca o via em minhas VDs, porque ele só vivia trancado no quarto, tinha curiosidades em saber como ele era, porém ele nunca me atendia quando a sua mãe não estava em casa.
Decidi levar o caso para reunião de equipe, quando então, marcamos uma VD com o psicólogo/residente. Na VD, Paulo nos revelou através de uma carta que seu sonho era ir à rua. Após consecutivas VDs, ele finalmente aparece na clínica com sua mãe. Que Alegria! Enfim pude conhecê-lo e ver a emoção em seus olhos. Muito simpático e tímido, compareceu às suas várias consultas com o psicólogo.
Hoje, ele frequenta a escola, as consultas clínicas e odontológicas na clínica. Realizou exames nunca feitos antes, compareceu às festas familiares, foi à praia, é um internauta e deseja fazer curso de informática e trabalhar.
É o orgulho da mãe que agradece a Deus todos os dias, por eu ter acolhido e escutado a sua narrativa e ter-lhe oferecido ajuda em seu caso.
O resultado dessa estória é a minha maior gratificação! O resultado é esse: O trabalho dedicado do Agente Comunitário de Saúde!
* Todos os nomes citados foram trocados por questão de privacidade. Exceto a identificação da agente comunitária de saúde Luciana, narradora desse belo conto.
28 de ago. de 2013
Uma pequena parte dos nossos colaboradores.
"O maior erro que um homem pode cometer é sacrificar a sua saúde a qualquer outra vantagem".Arthur Schopenhauer
Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento.
O que é Escalpelamento?
Escalpelamento é o arrancamento brusco e acidental do escalpo humano. É um problema muito recorrente na Região Amazônica, onde ocorrem muitos acidentes com motores de barcos que, num descuido, prendem e arrancam o couro cabeludo de mulheres que viajam nas “voadoras”, como são chamados os pequenos barcos nessa região. Esse fato desperta até a atuação do poder público e de ONGs, que estão com projetos para desenvolver uma proteção barata ou gratuita para esses pequenos barcos a motor, a fim de evitar a repetição de acidentes desse tipo.
Mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde: inscrições abertas
Estão abertas até 19 de outubro as inscrições para o mestrado profissional em Atenção Primária em Saúde com ênfase na Estratégia de Saúde da Família. Há 22 vagas, e o
curso é dirigido exclusivamente a profissionais de saúde que atuem na estratégia de saúde da família (ESF) e no apoio matricial às equipes de saúde da família no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.
O mestrado foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) do Rio de Janeiro. O início das aulas, que ocorrerão nas dependências da Ensp, está marcado para 15 de março de 2013. As aulas estão previstas para a primeira quinta-feira e em todas as sextas-feiras de cada mês.
Os alunos que concluírem de forma integral o curso, com aproveitamento pleno em toda a programação didática e com trabalho final de mestrado aprovado, receberão o título de mestre em Saúde Pública, na área de concentração da Gestão em Saúde.
27 de ago. de 2013
Programa Leite Materno. O alimento que é vida
O programa Leite Materno, vem trazer a importância da amamentação tanto para a criança quanto para a mãe.
Tivemos a visita da Responsável pelo programa (Zilda) que nos esclareceu muito sobre o assunto e a importância da amamentação.