21 de mar. de 2016

21/03/2016 - NÓS SOMOS SAÚDE DA FAMÍLIA

Relato de uma ACS.

     Eu, Suelene Vieira da Silva Montovani, estive presente em toda a história da usuária Claudia Maria, diabética insulino dependente e hipertensa, que devido a complicações da diabetes teve de amputar parte do pé, correndo sério risco de ter a perna inteira amputada.  Acompanhei todo o esforço da Enfermeira Celi, que fazia seus curativos duas vezes por semana, registrando todos os momentos com fotos, em parceria com o Dr Maurício. Porém todo aquele esforço não era suficiente para evitar a amputação de sua perna.

Em conversa com a nutricionista Crislene Faustino e com a Equipe Itararé, concluímos que o problema estava na alimentação. Pensei no que poderia fazer para ajudá-la. O vínculo que existia entre nós também me fazia sofrer. Diante de tamanho sofrimento me senti motivada a mudar aquele quadro. Pensei então, em um grupo de mulheres  –  pessoas solidárias, vizinhas, dispostas a dedicar um dia da semana, levando alimentação para a Srª Claudia. A ideia foi compartilhada com a Equipe Itararé, que aderiu imediatamente. Começamos a por em prática o intento e juntamente as residentes Suellen Cerri (dentista), Cristiele Rosas (assistente social) e Crislene Faustino ( nutricionista), buscamos outras formas de ajuda, tais como: Benefícios que ela teria direito, avaliação com a saúde bucal, criação de um cardápio alimentar com orientações que deveriam ser seguidas durante todo o processo. Com isso, Claudia ganhou novas amigas, tinha companhia para conversar e uma alimentação regrada. Seu marido Luiz Fernando, aprendeu a fazer o curativo com a Enfermeira Celi, ficando mais próximo de sua companheira.
     O tempo passou e veio a certeza, a cicatrização aconteceu. Uma vitória para Claudia e para todos nós. Hoje a Claudia comemora a sua vida, está consciente de suas atitudes e aprendendo a viver apesar de sua necessidade. Acredito que jamais devemos perder a empatia, ela nos move a sermos felizes quando a felicidade acontece no outro.

     Gratidão é a palavra que resume os caminhos que Deus traçou, colocando pessoas solidárias e dispostas a ajudar nesse projeto. A todos os profissionais envolvidos, Gerente Jander, ADM Antônia e Daniele, Técnicas de Enfermagem Cristiane e Carla, Residentes Crislene, Cristiele e suellen, as mulheres solidárias Edneide, Gilda, Solange, Lacilete, Therezinha, Maria José, Francisca, Idenise, Hosana, Severina Francisca, Thuany Cristina, Toda a equipe Itararé e acima de tudo a Enfª Celi que mais do que profissional, foi um ser humano incrível nessa luta, onde o limite para ela não existia, apenas a necessidade de dever cumprido, valorizando a vida. Amo essa Equipe!!
















0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Estrada do Itararé, 650 - Complexo do Alemão - Rio de Janeiro - RJ

Funcionamento

Segunda-feira a Sexta-feira das 07h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 98498-3242

Tecnologia do Blogger.

Seguidores