A história da “Horta da Família” começou a partir da sugestão de usuários frequentadores do grupo de hipertensos da Equipe Alvorada. Inicialmente, discutíamos as causas de hipertensão, suas complicações, tratamento e formas de controle, porém, com o passar do tempo, fomos gradativamente deixando de falar na doença e passamos a enfatizar formas de se viver melhor.
Realizamos dois encontros onde discutimos a importância da mudança e hábitos alimentares para manutenção de boa saúde: “A importância da nutrição no processo de controle da doença” e “Oficina Culinária: fazendo preparações gostosas sem sal”. A partir das discussões geradas nestes encontros, surgiu a idéia de construção de uma horta comunitária concebida e cuidada pelos usuários.
O cultivo de hortaliças e temperos, iniciado em agosto de 2011, era inicialmente, feito em garrafas pet (horta de parede). Com o sucesso da iniciativa, passamos a transplantar as mudas para um canteiro no estacionamento da Clínica da Família e a horta de parede tornou-se uma sementeira. O projeto da horta tornou-se uma atividade continuada e permanente de promoção de saúde da Unidade, envolvendo profissionais de saúde e usuários. Durante os encontros, foram desenvolvidas atividades de artesanato para a construção das sementeiras e identificação dos cultivos, discutidas técnicas básicas de plantio e cuidados com a terra e meio ambiente.
Esse grupo tem traduzido uma das principais atribuições da Estratégia Saúde da Família: criar espaços para promover saúde, a partir da troca de conhecimentos entre profissionais de saúde e comunidade, possibilitando a construção de modos de viver a vida mais saudáveis.
0 comentários:
Postar um comentário